Home » Main » 3 BENEFÍCIOS DE QUEM RECEBE O BOLSA FAMÍLIA

3 BENEFÍCIOS DE QUEM RECEBE O BOLSA FAMÍLIA

O Bolsa Família é um programa que oferece suporte financeiro para que as famílias possam ter acesso às necessidades básicas. Além do valor financeiro, quem está devidamente cadastrado no sistema, tem direito a alguns benefícios. Você sabe quais são eles? Confira a seguir três benefícios de quem recebe o Bolsa Família.

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda. Ele surgiu há alguns anos com o intuito de diminuir o índice de pobreza no Brasil.  O valor ofertado para as famílias que se encontram em situação de pobreza e pobreza extrema deve ser utilizado para vestimenta, alimentação, transporte, entre outros.

De ano para ano, pode ser que algumas regras ou até mesmo, os valores ofertados da inciativa mudem, por isso, quem está pensando em se inscrever no programa deve conferir as informações do calendário bolsa família 2019.

Benefícios de quem recebe o auxílio

Além do próprio valor do Bolsa Família, os integrantes que foram devidamente cadastrados no Cadúnico, podem ter direito a vários benefícios. Estas facilidades são pensadas para a inclusão das pessoas e a facilidade nas contas de casa. Se você ainda não conhece estes direitos, saiba tudo a seguir:

Isenção do Enem

O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino médio e para participar dele, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição. Os integrantes da família cadastrada no sistema podem ser isentos da taxa de inscrição do exame, se comprovarem a documentação necessária.

Geralmente, os participantes têm que declarar isenção com antecedência, então o ideal é que os beneficiados fiquem de olho nas datas e prazos do exame.

Empréstimo Bolsa Família

Nem todo mundo é ciente, mas as famílias cadastradas no programa podem ter direito a um empréstimo. O chamado empréstimo bolsa família funciona como um microcrédito com o intuito de financiar pequenos negócios.

Este incentivo permite que as famílias saiam da situação de pobreza e se tornem ativos economicamente. Para saber mais, confira os requisitos do empréstimos e verifique se você pode participar.

Tarifa mínima de energia

Outro direito muito importante de quem se utiliza deste sistema de transferência de renda é a tarifa mínima de energia. Esse benefício garante que a família pague o valor base na conta de luz.

Desta forma, o valor cobrado pode se encaixar nas condições financeiras da família e impedir que ela acabe sem energia em casa. A taxa é aplicada diretamente na conta mensal.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *